quarta-feira, 4 de maio de 2011

PCCs DA SAÚDE JÁ!

Uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Rio de Janeiro foi julgada procedente pela juiza Regina Larsen de Alvarenga Leite, da 14ª vara da Fazenda do Tribunal de Justiça do Rio, determinando que o Estado implante o plano previsto pela lei 3.948. Apesar de ainda caber recurso, a decisão é mais uma vitória para os cerca de 25 mil servidores que seriam beneficiados.

Criado em 2002, o Plano de Cargos Carreiras e Salários para os servidores da Secretaria Estadual de Saúde ainda não saiu do papel. “Desde então, terminamos o governo Garotinho, tivemos um breve momento da Benedita, passamos pela Rosinha e já entramos no segundo mandato do Cabral, mas nenhum deles aplicou a lei”, lamentou Paulo Pinheiro.

“Trata-se de uma batalha antiga, mas não podemos desistir dos nossos direitos. Espero que o Sérgio Cabral finalmente assuma essa que foi uma de suas promessas de campanha, até porquê, ele ajudou muito na aprovação da lei quando era presidente da Assembléia Legislativa”, lembrou o parlamentar.

A seguir, segue o texto da sentença na integra:

“Processo nº 0124961-59.2010.8.19.0001 SENTENÇA Vistos, etc. O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO propôs a presente ação civil pública em face do ESTADO DO RIO DE JANEIRO alegando que o réu não implantou o Plano de Cargos e Salários dos profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro (PCCS/SUS), mesmo após ter sido julgado improcedente o pedido na Representação de Inconstitucionalidade alegando a inconstitucionalidade da Lei 3948/02 que tratava do PCCS/SUS.

Pleiteia o reconhecimento da situação de ilegalidade do Estado do Rio de Janeiro pela ausência de implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos profissionais de saúde previsto na Lei 3948/02, condenando-se o réu a proceder ao reenquadramento dos servidores, observando os os demais artigos nela contidos.

Contestação, às fls.25/51, alegando preliminarmente a ilegitimidade ativa pois o Ministério Público busca tutelar direitos individuais. Logo, não se configurando a ocorrência de interesse público a chancelar a atuação do Ministério Público, deve a ação ser julgada extinta por ilegitimidade ativa.

No mérito, aduz que a Lei 3948/02 chegou a ter sua eficácia suspensa por força de liminar deferida na Representação de Inconstitucionalidade nº 2002.007.00158. Afirma que a referida representação de inconstitucionalidade foi extinta por inépcia da petição inicial e a liminar revogada. Desse modo, há que se concluir, contrariamente ao que é afirmado pelo autor, que a referida lei é inconstitucional por vício de iniciativa. Ademais, é defeso ao Poder Judiciário substituir o Poder Executivo determinando a aplicação da Lei 3948/02, haja sob pena de violação do princípio da Harmonia e Separação dos Poderes com a ordenação de despesas que onerem o erário público.

Em não sendo acolhida a preliminar suscitada, pugna pela declaração de inconstitucionalidade formal e/ou material da Lei 3948/02, julgando improcedentes os pedidos.

Réplica, às fls.109/114, refutando o contido na contestação.

Em provas, o réu informou não ter mais provas a produzir (fls.117). O Ministério Público, a seu turno, opinou por oferecer seu parecer final (fls.122/123).

É O RELATÓRIO. DECIDO.

Rejeito a preliminar de ilegitimidade ativa do Ministério Público porque não se trata de mero interesse individual já que a demanda atende aos requisitos presentes na lei de ação civil pública, indicando como causa de pedir o relevante interesse público. Após análise dos autos, verifica-se que a pretensão deve ser deferida.

A Lei 3948/2002 instituiu o Plano de Cargos e Salários para os servidores da área de saúde, garantindo melhoria salarial e diminuindo a defasagem dos vencimentos. Frise-se que não foi declarada a inconstitucionalidade da Lei 3948/2002. Sua eficácia foi temporariamente suspensa por força de liminar deferida na Representação de Inconstitucionalidade nº 2002.007.00158.

No entanto, a referida representação de inconstitucionalidade foi extinta por inépcia da petição inicial e a liminar revogada. Atualmente, tramita a Representação de Inconstitucionalidade nº 0035410-08.2009.8.19.0000 no Órgão Especial deste E. Tribunal de Justiça. No entanto, a referida ação ainda está em sua fase inicial, não tendo ainda sequer sido proferida qualquer decisão que tenha novamente suspendido a eficácia da referida lei.

Desse modo, constata-se que a referida lei, ainda em vigor, é legítima e válida, e por essa razão não há impeço ao reconhecimento do direito autoral. Por outro lado, a tese da defesa quanto ao impedimento de criação de lei que gere aumento de despesa, não ficou caracterizada.

O procedimento correto para o aumento salarial é a edição de Lei disciplinadora, o que ocorreu no caso concreto. A assertiva de que o Plano de Cargos e Salários não foi implantado em virtude do impacto no orçamento também deve ser refutado, uma vez que não serve de fundamento para a inaplicabilidade de norma legal e em vigor.

Assim, apresenta-se ilegal a conduta do réu em não implantar o Plano de Cargos e Salários dos profissionais de saúde do Estado do Rio de Janeiro instituído pela Lei 3948/02, uma vez que a norma é valida e se encontra em vigor.

Em face do exposto, JULGO PROCEDENTES os pedidos condenar o réu a implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos profissionais de saúde previsto na Lei 3948/02, promovendo o reenquadramento dos seus servidores, observando os demais artigos nela contidos. Sem condenação em custas e honorários de advogado, na forma do artigo 18 da Lei 7.347/85. P.R.I. Após o trânsito em julgado, dê-se baixa e arquivem-se. Rio de Janeiro, 20 de abril de 2011. 

NEUSA REGINA LARSEN DE ALVARENGA LEITE - Juíza de Direito

24 comentários:

  1. É lamentável essa 'ladainha' tenho vergonha de ser profissional da saúde e me arrependo de trilhar esse caminho, a banalização da vida por interesses políticos. O povo está cansado. Chega!!!!
    Está na hora da retirada do 'nariz de palhaço' do povo.E que o grande circo seja desmontado.

    ResponderExcluir
  2. é um absurdo esse plano ainda não ter sido implantado, quase dez anos da lei!chega a ser cruel... o pior é que algumas pessoas cansam e acabam aceitando esses desmandos...temos que manter a mobilização ou esse PCCS quando vier, já estará totalmente defasado...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela Vitória Servidores !!!!!!!!!1
    Ricardo Penna

    ResponderExcluir
  4. Enquanto nos Servidores Estatutários recebemos salários baixos, a secretaria contrata tercerizados com salários maior que nós servidores com mais de 10 anos de estado

    ResponderExcluir
  5. Quanto à extinção da lei do plano de carreira da saúde, a ameaça foi feita no final de maio pelo secretário Sérgio Côrtes. O PCCS foi aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa do Estado (Alerj) no governo Benedita da Silva, mas nunca foi implementado. Como desde o governo Marcello Alencar não houve reajuste, os salários dos servidores da saúde estadual recebem salários miseráveis.
    AGORA NOSSOS ADVOGADOS DEVERÃO EXIGIR O PAGAMENTO OU CADEIA PARA ESSE GOVERNADOR MENTIROSO JUNTO COM SEU SECRETARIADO

    ResponderExcluir
  6. A NOTICIA DO JORNAL EXTRA EM 17-05-2011 JA DEIZ QUE NÃO CABE MAIS RECURSOS, GANHAMOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS A JUÍZA QUE POS A CARA A TAPA MERECE TODOS NOSSO VOTOS JUNTOS COM QUEM NOS AJUDOU, ESSES SÃO FILHOS DE DEUS, AGORA OS OUTROS ...NÃO SABEMOS...VÃO PAGAR UM DIA...E VÃO TER QUE NOS PAGAR

    ResponderExcluir
  7. num pais onde vc ve o prefeito falar na tv que o fato da deputada ,senadora ela e o que? mulher camaleao pois muda de cargo como quem muda de roupa que ela foi 'equivocada' em exonerar e contratar de novo os funcionarios..quero ver ela se equivocar com o salario dela e nao com o nosso..... mudou de nome de novo a corrupcao agora se chama equivoco...e mole!!!!!

    ResponderExcluir
  8. AGORA TEMOS QUE FAZER O GOVERNADOR CUMPRIR A SENTENÇA OU VAMOS NOS UNIR E CHAMAR A POPULAÇAO PARA NINGUEM MAIS CUMPRIR A LEI, ESSE SÉRGIO MENTIROSO CABRAL DEVERIA SER PRESO JUNTO COM O SECRETARIADO QUE PEGOU NOSSO DINHEIRO DO PCCS. VEJAM UMA DO CURRÍCULO DELE:
    POR FAVOR LEIAM TUDO

    NÃO ESQUEÇAM DESSE ÍTEM NO CURRÍCULO DO GOVERNADOR MENTIROSO DO RIO DE JANEIRO, SÉRGIO MENTIROSO CABRAL


    Anônimo disse...

    Consta nos arquivos da Wikipédia:



    Sérgio Cabral Filho
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Durante seu mandato como presidente da ALERJ, nomeou para seu gabinete, a esposa do fiscal do governo do estado Silvana Dionízio Silveirinha Corrêa, que ficou conhecido por Silveirinha.[5][6] Rodrigo Silveirinha Corrêa, suspeito de comandar um esquema de corrupção na Secretaria de Estado da Fazenda no governo Garotinho, conhecido como Propinoduto. [7][8] Porém, a contratação de Silvana durou apenas um dia, e o próprio voltou atrás, afirmando ter sido um erro de seus funcionários.[9][10]

    Em 1998, o então deputado Sérgio Cabral foi denunciado pelo então governador Marcelo Alencar, junto ao Ministério Público Estadual, por improbidade administrativa (adquirir bens, no exercício do mandato, incompatíveis com o patrimônio ou a renda do agente público) cometida na compra de uma mansão no condomínio Portobello em Angra dos Reis. Posteriormente, essa investigação foi arquivada pelo subprocurador-geral de Justiça Elio Fischberg, em 1999.[11][12] Em 1998, tinha declarado como patrimônio de R$ 827,8 mil.[13]

    Cabral foi citado pelo então deputado federal André Luiz (PMDB –RJ), cassado por tentar extorquir R$ 4 milhões do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira para tirar seu nome da CPI da LOTERJ.[14] André disse a seguinte frase: Nós formamos um grupo só, Sérgio Cabral, Picciani, eu, Calazans e Paulo Melo. As gravações publicadas pela revista Veja, foram confirmadas pelo perito Ricardo Molina..[15][16][17] Depois, Cabral repudiou a menção de seu nome por André Luiz.[18][19]

    Sérgio Cabral Filho, em 2004, fez um requerimento pedindo voto de aplauso do Senado ao Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, José Milton Rodrigues[20] e ao Delegado Regional Executivo, Roberto Prel,[20] pelo sucesso das operações da polícia federal no Estado do Rio de Janeiro. Roberto Prel era dado por muitos como certo para ser Secretário de Segurança em um eventual governo Sérgio Cabral. Mais tarde, as duas indicações de Cabral, foram presos pela operação denominada Operação Cerol, acusados de cobrar propina para proteger sonegadores de impostos. [21][22] Em 2006 um levantamento da mesa diretora do Senado, mostrou que Cabral havia faltado a um terço das votações desde 2003, num total de 178 faltas.[23][24][25]

    Até setembro de 2007, a média era de 1 a cada 5 dias fora do Brasil,[25] totalizando uma ausência de 62 dias neste ano, sendo duas semanas de férias, na França e na ilhas Saint-Barth, no Caribe. No mês de abril chegou a permanecer mais tempo fora do país do que no Rio de Janeiro, Estado que governa. Foi também no mês de junho do mesmo ano, convidado pelo presidente Lula a reabertura do estádio de Wembley, na Inglaterra. No final do seu primeiro ano de governo Sérgio Cabral Filho contabilizou 17% do ano no exterior, ou um a cada 6,2 dias. [26]



    Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos

    ResponderExcluir
  9. Processo nº:

    0124961-59.2010.8.19.0001
    Tipo do Movimento:

    Sentença
    Descrição:

    Recebo os Embargos de Declaração de fls.125/127 interpostos pelo réu e os acolho para determinar a suspensão do processo até o julgamento da Representação de Inconstitucionalidade nº 0035410-08.2009.8.19.0000, haja vista a prejudicialidade da questão, nos teros do art. 265, IV, alínea ´a´ do CPC.Aguarde-se o julgamento da referida Representação de Inconstitucionalidade.

    ResponderExcluir
  10. Olha da nosso plano ladrao de dinheiro os ladrao nao erdarao o reino de Deus

    ResponderExcluir
  11. sou profissional da saude e sinto-me envergonhada pos sendo funcionária publica estadual não ganho o suficiente para o sustento da minha familia. então pergunto onde entra as politicas de saúde para o profissional da saude, ja que a 12 anos não recebo reajuste salarial.porque o pccs sai para todos os demais profissionais, e para nos que cuidamos de gente está essa pouca vergonha.

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente trabalho na Saúde Estadual desde 1994, ainda como prestador de serviço por cooperativa no IEISS, praticamente extinto pelo Sr. Gov. Sérgio Cabral e seus capangas. Agora recebo um bilhete me oferecendo plantão de 24 horas em UPA's, remunerados por plantão com valores 2 vezes maiores que meu pagamento total mensal no IEISS. Meu vencimento é vergonhoso: R$ 166,40, após os 4% que ele generosamente nos deu depois de ficarmos desde o governo do Brizola (1994) sem nenhum reajuste real.
    Interessante como para as UPA's eles tem interesse em pagar bem... Lá tem OS's e OSIP's, onde as taxas administrativas vão de 20 a 25% e parte disso tem que retornar para o bolso deles para fazer caixa 2 pra campanha. Semcontar a fortuna desviada por baixo dos panos nas terceirizações de toda logística da saúde, da limpeza e rouparia até a contratação de médicos.
    E o povo não faz nada, não diz nada... Só na hora que chegam onde há um coitado de um médico trabalhando por esse salário mnor que o dos garis e motoristas de ônibus e ainda quer agredi-lo.
    Vão à Assembléia agredir o governador e o secretário de saúde...

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente trabalho na Saúde Estadual desde 1994, ainda como prestador de serviço por cooperativa no IEISS, praticamente extinto pelo Sr. Gov. Sérgio Cabral e seus capangas.
    Entrei pelo concurso público de 2001 (o último realizado) e sou estatutário desde então.
    Quando entrei no estado ganhava R$ 1500,00. Hoje, 210% de inflação acumulada depois, sem contar as perdas referentes aos diversos planos econômicos anteriores, ganho o vultoso salário de R$ 1500,00...
    Agora recebo um bilhete me oferecendo plantão de 24 horas em UPA's, remunerados por plantão com valores 2 vezes maiores que meu pagamento total mensal no IEISS. Meu vencimento é vergonhoso: R$ 166,40, após os 4% que ele generosamente nos deu depois de ficarmos desde o governo do Brizola (1994) sem nenhum reajuste real.
    Interessante como para as UPA's eles tem interesse em pagar bem... Lá tem OS's e OSIP's, onde as taxas administrativas vão de 20 a 25% e parte disso tem que retornar para o bolso deles para fazer caixa 2 pra campanha. Semcontar a fortuna desviada por baixo dos panos nas terceirizações de toda logística da saúde, da limpeza e rouparia até a contratação de médicos.
    E o povo não faz nada, não diz nada... Só na hora que chegam onde há um coitado de um médico trabalhando por esse salário mnor que o dos garis e motoristas de ônibus e ainda quer agredi-lo.
    Vão à Assembléia agredir o governador e o secretário de saúde...

    ResponderExcluir
  14. Ops... Calculei errado! Não são 210% de inflação. Acho que nem somando simplesmente ao invés de calcular a inflação em porcentagem sobre porcentagem, como acontece na vida real...
    Me baseando na tabela que mostra a inflação média dos últimos anos, teremos:
    •Entre 1990 a 1994 =média anual de 764%
    •Entre 1995 a 2000 = média anual de 8,6%
    •2004 = 7,60%
    •2005 = 5,69% (IPCA)
    •1998 = 1,65%
    •1999 = 8,94%
    •2000 = 5,97%
    •2001 = 7,67%
    •2002 = 12,53%
    •2003 = 9,3%
    •2004 = 7,6%
    •2005 = 5,69%
    •2006 = 3,14%
    •2007 = 4,46%
    •2008 = 5,90%
    •2009 = 4,31%
    •2010 = 5,91%

    Então, sem contar a inflação de 1994 que alcançou a casa dos 5000%, teríamos que o valor de R$ 1500,00 em 1994 acescido do valor da inflação ano a ano, equivaleria hoje a R$ 5740,00. Se acrescido da média anual dos anos anteriores (764%), a coisa muda ainda mais, pois passaria dos R$ 45.000. Quase o líquido de um juiz federal... Na época que me formei, um juiz ganhava cerca de R$ 1500,00 enquanto um médico chegava a R$ 1300,00. Hoje a coisa mudou um pouco, né? Com meus R$ 1350 líquidos, nem posso pagar o colégio dos meus filhos...

    ResponderExcluir
  15. Governador ladrão e corroputo! lamentavelmente existem diretores, que possivelmente estão recebendo propinas para que trabalhemos monitorados e com esta merda de salário!

    ResponderExcluir
  16. Os profissionais mais antigos já viram esse filme.É tdo combinado.Muitos interesses...

    ResponderExcluir
  17. É mto dificil falar de um governadozinho que diz que funcionario publico é vagabundo,covarde,e outros adjetivos carionhosos.Ainda bem que ele é um funcionario publico tbém.O povo merece tudo isso,eles votaram para te-lo por 8 anos.

    ResponderExcluir
  18. DIANTE DE TODAS AS DECLAÇÕES ACIMA, PORQUE O MP NÃO ACIONA A POLÍCIA FEDERAL PARA PRENDER OS QUE ROUBAM DINHEIROS DO S.U.S. O GOVERNO FEDERAL NÃO BLOQUEIA AS VERBAS DO SERGINHO E PAGA O P.C.C.S DA SAÚDE?

    ResponderExcluir
  19. Será que um cidadão comum poderia desrespeitar uma determinação do MPE? Tanta denúncia de corrupção no governo de Sérgio Cabral e nada é feito!! Será que uma devassa nesses contratos com organizações sociais não nos responderia muita coisa?? Mas, não é com um cidadão comum!!!! Eles PODEMMMMM!!!!

    ResponderExcluir
  20. O caos da saúde do RJ é uma implantação de pessoas que têm interesse nessa máquina de dinheiro que permite compra de mansões em porto Bello, etc!!!!!

    ResponderExcluir
  21. é triste saber que o dinheiro dos cofres publicos
    publicos estão sendo desperdiçados com a criação de unidade ospitalar(upa)que não funcionam, contratação de proficionais que devido oas baixos salarios não estão nem ai para desenvolver um bom trabalho. acorda sr governador, porque não equipar melhor os ospitais que ja existem,melhora o salario desse povo sofrido que somos nos funcionarios de secretaria estadual de saude, pos saiba que o salario atual de um aux de enfermagem e um tec de enf mau da para os alimentos necessarios para 30 dias.

    ResponderExcluir
  22. É lamentável! Uma vergonha! Por que os governantes não têm que obedecer "ordens" do MP? O Hosp. Estadual Rocha Faria ainda tem uma placa dizendo que se gastou aproximadamente R$ 7 milhões em reformas, que ainda acontecem e sai, veiculado no jornal no dia 02/02, que ELES pretendem Criar um novo meio de gastar o dinheiro público, "construindo" um hospital novo e FECHAR O HOSP. ESTADUAL ROCHA FARIA!!!!!!! GASTAM OUTROS MILHÕES COM AS TERCEIRIZAÇÕES!!!!!!! Enquanto isso, tem funcionário passando necessidade...

    ResponderExcluir
  23. NÃO SE PREOCUPE COM ESSES MÍSEROS GOVERNADORES, POIS ELES MESMO CAVAM SUA PRÓPRIA SEPULTURA. LADRÕES, NÃO CUMPREM COM AS OBRIGAÇÕES. SÓ SABE XINGAR OS FUNCIONÁRIOS, MAS TUDO ISSO É POUCO PARA ELE.
    NÃO VOTEM NELES E NEM NOS PARTIDOS COLIGADOS. SÃO FARINHA DE UM MESMO SACO E PIOR: PODRE!!!!!
    TIRAM DO QUE É NOSSO POR LEI (PCCS), POIS ESTÃO PRECISANDO MUITO +++++ DO QUE NÓS!

    ResponderExcluir
  24. Sou funcionaria nivel superior trabalho a 35 anos e não tenho condicoes de me aposentar ,pois o salario é vergonhoso e ainda preciso dessa miseria de gratificação que eles dão em subsituição ao seu salario.Meu salario base é 200,oo reais e todas as gratificaçoes incidem sobre esse salario.Ele ainda tem plano de retirar do funcionário os trienios.E mais dificil de entender é que ninguem faz nada pelos funcionarios que estão morrendo ,pois com esse salário não dá nem para se tratar,pois decontamos a vida toda o IASEJ e não temos direito a nada.Só sentar e chorar!

    ResponderExcluir