quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Parte do discurso do Dep. Paulo Ramos hoje na ALERJ

O Governador Sérgio Cabral fechou literalmente o Instituto de Infectologia São Sebastião, no Caju. Não sei para onde foi o patrimônio daquele Instituto de Infectologia São Sebastião, nem o pessoal, patrimônio principal daquela instituição que ia completar 119 anos. Olhem a ameaça do dengue!
O Instituto de Infectologia São Sebastião, num ano de epidemia, cuidou de mais de dois mil infectados, sem nenhum óbito!
Mas o governo resolveu fechar o Instituto São Sebastião. E o patrimônio? Para onde foi o mobiliário, para onde foram os aparelhos, tudo? E os bens móveis do Instituto São Sebastião?
Agora o pessoal foi transferido para o Iaserj-Central, com instalações muito menores, sem possibilidade de realizar as mesmas atividades que realizavam lá no Caju. O governo do Estado já está transferindo o Iaserj-Central para o Instituto Nacional do Câncer para que o prédio seja demolido. Há já algum tempo iniciou a transferência de todos os equipamentos e mobiliário do Iaserj para algum lugar e ninguém sabe onde está o patrimônio móvel do Instituto São Sebastião e ninguém sabe para onde foi o patrimônio mobiliário já transferido do Iaserj para algum lugar qualquer.
Existe a ordem para no máximo em dois meses ser retirado todo o patrimônio móvel do Iaserj, sob a alegação de que vão transferir para o Iaserj- Maracanã, com instalações bem menores. O Iaserj-Maracanã tem um dos andares já ocupado pelos Bombeiros Militares que administram as Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs. O Iaserj-Maracanã não tem como receber nem o mobiliário e muito menos o pessoal.
Tem ainda aí o Hospital Pedro II que hoje está fechado, literalmente fechado. Os servidores públicos, os profissionais de Saúde do Hospital Pedro II estão sendo transferidos arbitrariamente para outras unidades de Saúde. Quero saber, repito: e o patrimônio, os aparelhos caros, as camas compradas, tudo, para onde está indo?
Assim, Sr. Presidente, em relação ao Iaserj – está lá a Marileia que preside a Afa-Iaserj – em relação ao Iaserj esta Casa ainda fez a doação de dez milhões de reais para o Iaserj - dez milhões! - para reequipar o Iaserj. Somos todos completos idiotas, porque a Assembleia Legislativa, em ação espetaculosa, transferiu dez milhões para o Iaserj, e agora o Iaserj vai ser demolido para que o Inca construa lá um Centro de Pesquisa.
É tudo muito deplorável. Eu, da minha parte, estou encaminhando à Secretaria de Estado de Saúde, através da Mesa Diretora, um Requerimento de Informações para saber a relação de todo esse material e para onde o material foi transferido, afinal o patrimônio é público, os recursos são públicos.
Em relação ao Iaserj tudo foi construído com recursos do próprio servidor, e o governador está cedendo para o Inca, como está cedendo as instalações do Hospital Pedro II para a prefeitura. Tudo é muito suspeito, mas não é só relativamente aos recursos públicos e aos profissionais da Saúde. Tudo isso significa também uma grave irresponsabilidade para com a saúde da população.
Não sei aonde tudo vai parar. Seguramente, assim, tudo vai parar num incêndio, não sei se promovido por aqueles que eles acusam de serem de traficantes de entorpecentes, ou se o incêndio vai ser como aconteceu com o transformador do Hospital Pedro II, que, tudo indica, foi patrocinado pela própria Secretaria de Estado de Saúde. Mas há um incêndio muito maior que está queimando as expectativas da população e as possibilidades de atendimento à sua saúde. 

SITE DA ALERJ

3 comentários:

  1. E agora Sérgio Cortes?
    Por que a Vigilância Sanitária nãopode ingressar nas UPA's?
    Por que o CBMERJ está sendo escravizado em plabntões de até 36 horas em UPA's eleitoreiras?
    Por que o contrato com a empresa que aluga os containers para as UPA's não é exposto de forma clara à sociedade?
    Por que fechar a emergência de importantes hospitais como o Carlos Chagas? (Seria para justificar uma UPA bem ao lado de um hospital?)
    Por que os bens em nome de outros?
    Quer ser Ministro da Saúde?
    Quer aparecer bastanbte na televisão?
    Quer fazer carreira política? para isso precisa usar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros como órgãos de jogadas políticas?
    Por que não mostra o contrato com o laboratório responsável pelas análises clínicas do estado?
    Por que esses mesmos laboratórios utilizam o espaço pelo qual pagamos (e não eles) e muitos materiais por que nós também pagamos (e não eles)?
    Por que não diz quem está por trás do laboratório?
    Chega disso tudo!

    ResponderExcluir
  2. MINHAS LÁGRIMAS JÁ NÃO SÃO DOCES COMO LAGRIMAS NORMAIS, ELAS SÃO ÁCIDAS E SALGADAS,E MACHUCAM AO ESCORREREM PORQUE CARREGAM MINHA DOR . CHEGA DE DESCASO COM A SAÚDE!

    ResponderExcluir
  3. E as denúncias contra o secretário de saúde Sérgio Cortes continuam sem respostas.
    1 - Gastar 80 milhões em compra de remédios sem licitações e por um preço mais caro do que o cobrado em farmácias é crime!
    2 - Não permitir que as UPAs sejam vistoriadas pela Vigilância Sanitária (há mais de vinte e três irregularidades graves em seus funcionamentos) é crime!
    3 - Não mostrar o contrato de aluguel dos containers que NÓS, contribuintes, pagamos, sem que houvesse licitação além de não explicar o envolvimento de parentes nas empresas que recebem o aluguel, é crime!
    4 - As ambulâncias compradas em custo de veículos com CTI e que vieram completamente peladas, é crime!
    5 - Ter um governador tão envolvido com o seu secretário de saúde que vai à televisão para blindá-lo, é ridículo! Mostra as contas, Sérgio Cortes LADRÃO.
    6 - Mostra o que você tem feito com o corpo médico do CBMERJ nas UPA's, quebrando as regras de contrato de trabalho e colocando cooperativados recebendo quatro vezes mais.
    Mostra como você comprou uma cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas!
    Mostra o juiz que você comprou e que não permitiu sua prisão por você ter se negado a mostrar as contas e contratos públicos!
    LADRÃO

    ResponderExcluir