sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comissão Pede Rapidez em Investigação Sobre Incêndio em Hospital

O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Paulo Ramos (PDT), cobrou do Ministério Público Estadual (MP) que apure com atenção e rapidez as causas do incêndio no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, e puna exemplarmente os responsáveis, caso a explosão do transformador da unidade tenha sido causada por negligência na manutenção predial ou por um ato criminoso. A cobrança foi feita durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (04/11). “Tudo indica que o incêndio tenha sido criminoso para proporcionar a municipalização do hospital, realizada logo após o incidente e sem os servidores trabalhando no local.

Já enviei uma representação ao MP e agora vamos acompanhar de perto as investigações sobre este incêndio” afirmou Ramos, ressaltando que, segundo o Sindicato dos Médicos, a unidade faz 60 mil procedimentos por mês. “De qualquer maneira o fechamento do hospital sem uma definição de prazo penaliza muito a população. Acredito que o Pedro II poderia continuar funcionando com as obras sendo feitas” afirmou Ramos.

Segundo o representante da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, o subsecretário de Gestão do Trabalho, Sylvio Jorge de Souza, a decisão de fechar as portas do hospital se baseou em um laudo elaborado dentro da própria secretaria. “A zona Oeste da cidade do Rio conta hoje com cinco Unidades de Pronto atendimento (UPAs), que realizam um media de 1.800 atendimentos por dia. Não temos condições de informar se o incêndio foi criminoso ou não. O que nos temos é um laudo técnico que afirma que onde ocorreu o incêndio e com menos um transformador, o hospital não teria energia elétrica para funcionar com a segurança adequada”, explicou o subsecretário, que prometeu enviar o laudo ao deputado. A subsecretária de Atenção à Saúde, Hellen Harumi Miyamoto, informou que o governo pretende transferir alguns médicos do Pedro II para outras unidades da rede, que precisam de reforço. A decisão, no entanto, caberia a cada profissional. “O governador Sergio Cabral anunciou que o hospital será municipalizado. O Albert Schweitzer e o Rocha Faria já estão recebendo tanto os pacientes como os funcionários do Pedro II”, frisou Hellen.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado (Sindsprev/RJ) e funcionário do hospital, Gilberto Mesquita, denunciou que outros dois incêndios já haviam ocorridos no local e nada teria sido feito pela secretaria.

“Alertamos a direção para falhas na parte elétrica. A parte da emergência está em perfeito estado de uso devido a duas grandes obras que foram feitas ultimamente, por isso acho que, apesar de erros, nada explica o hospital estar fechado”, destacou Mesquita, que informou ainda que a direção do Pedro II havia proibido sua entrada no hospital, impossibilitando o seu acesso ao setor de Recursos Humanos, onde iria com a finalidade de saber para onde será transferido – procedimento que tem sido adotado por todos os servidores.
A presidente da Junta Interventora do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de janeiro (Coren-RJ) e recém-eleita deputada estadual, enfermeira Rejane de Almeida (PCdoB), também participou da reunião e reforçou que o Albert Schweitzer e o Rocha Faria já estavam com emergências superlotadas. “Estes locais já estavam hiperlotados antes deste incidente, mas agora, com a transferência de mais paciente, fica impossível de um profissional de saúde trabalhar. Municipalizar, no meu entender, significa privatizar, já que os hospitais municipais são administrados por empresas”, comentou Rejane.

PORTAL DE NOTÍCIAS JURÍDICAS 


2 comentários:

  1. SE NADA FOR FEITO CONTRA ESTE DITADOR, ESTAREMOS ENTRANDO EM UMA NOVA ERA DE TIRANIA, ONDE JÁ SE VIU MANDAR FECHAR UM HOSPITAL PÚBLICO, O MAIOR HOSPITAL ESTADUAL DA AMÉRICA LATINA, E NENHUMA AUTORIDADE FAZ NADA. OUTROS TRES PEQUENOS, INCENDIOS FORAM DENUNCIADO AO M.P, NADA FOI APURADO, ELES ESTAVAM TREINANDO COMO IAM FECHAR O HOSPITAL,QUE COVARDES, ESTE HOSPITAL FICA EM SANTA CRUZ,SE FOSSE NA ZONA SUL TERIAM FECHADO? OS CARAS TÃO RICOS,SÓ QUEREM SABER DE PRIVATIZAR E QUE SE DANE O POVO, TEM UM MONTE DE FRAUDE SEM EXPLICAÇÃO PRENDAM LOGO ESTES CARAS.

    ResponderExcluir
  2. A PRIVATIZAÇÃO LEVOU O MUNDO A UMA CRISE,O MODELO NEO LIBERAL AFUNDOU FINANCEIRAMENTE O PLANETA, OS GOVERNOS TIVERAM QUE COMPRAR EMPRESAS QUE FORAM PRIVATIZADAS, INCLUSIVE GRANDES BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, ESTÃO SENDO RETOMADAS PELOS GOVERNOS. PIRAMIDES FINANCEIRAS FORAM CRIADAS DEVIDO A GRANDE DESVIO DE VERBAS CAUSADO PELA PRIVATIZAÇÃO, SE SOMAREM A QUANTIDADE DE DINHEIRO ROUBADO DA SAÚDE, JÁ DESCOBERTA, PROFISSIONAIS DA SAÚDE GANHARIM BEM, EM TODOS OS HOSPITAIS TERIAM ATENDIMENTO DE PONTA, COM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONANCIA MAGNÉTICA EM CADA HOSPITAL, VAMOS COBRAR DO MP, QUEREMOS O SUS SEM PRIVATIZAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO, QUEREMOS SIM: CONCURSOS E CRIAÇÃO DE MAIS EMPRESAS PÚBLICAS, E POLÍTICO LADRÃO NA CADEIA.

    ResponderExcluir