segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Idoso baleado ao entrar por engano em favela morre após procurar por vaga em CTI do Rio a São Gonçalo

Uma via crúcis em busca de um leito de CTI, da Zona Norte do Rio a São Gonçalo, e um fim trágico após 24 horas de sofrimento. Valdomiro Lázaro dos Santos, de 74 anos, estava na hora errada e no lugar errado na noite de sexta-feira, quando foi baleado por bandidos após entrar acidentalmente numa rua no Morro do Chapadão, em Costa Barros. Ele foi operado no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas, por falta de vaga no centro de tratamento intensivo de lá, foi transferido no fim da noite de sábado para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde morreu apenas 30 minutos após conseguir um leito, na madrugada de ontem.

— Os bandidos deram o primeiro tiro, mas foi o Estado quem deu o último. Eles não deram chance para meu pai sobreviver — disse ontem o filho da vítima, identificado apenas como Lázaro.

Sala vermelha

Valdomiro estava de carro com dois amigos indo de Nova Iguaçu para casa, em Bento Ribeiro, quando errou o caminho. Ao ver os criminosos, tentou fugir, mas foi baleado. Os três foram para o Hospital Carmela Dutra.

Os dois outros homens foram encaminhados para o Posto de Atendimento Médico de Irajá, medicados e liberados. Já Valdomiro foi levado em estado gravíssimo para o Carlos Chagas, com perfurações nas costas e nos intestinos grosso e delgado e hemorragia interna. Por falta de vaga no CTI, ele foi para a chamada sala vermelha, onde ficam os pacientes mais graves, após a cirurgia. E, segundo a secretaria estadual de saúde, houve piora no quadro no pós-operatório.

— Essa sala vermelha do Carlos Chagas não tem as condições Linknecessárias para um paciente grave como esse. Ele precisava de um leito no CTI, e não de uma improvisação — afirmou o médico Jorge Darze, presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro: — É sala vermelha porque os médicos que trabalham lá ficam ruborizados de vergonha. Esse paciente sofreu por causa da carência do sistema.

O idoso ficou na sala vermelha até o fim da noite de sábado, quando foi transferido de ambulância para o Alberto Torres, que fica a 53km do Carlos Chagas. Meia hora depois de dar entrada no hospital de São Gonçalo, Valdomiro teve uma parada cardiorrespiratória e morreu.

EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário