terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mérito pisoteado

Opinião
Os 40 deputados que aprovaram a gestão da saúde pública estadual por Organizações Sociais (OS’s) entidades privadas ditas sem finalidade lucrativa, aplicaram um rude golpe no serviço público qualificado, pois não exigiram que a admissão do pessoal seja por concurso, como manda a Constituição, e ainda baniram a estabilidade, que deixa os servidores imunes aos interesses político-partidários.
De quebra, a Assembléia contribuiu para desacreditar o poder público, consolidando a imagem de que não consegue administrar coisa nenhuma, e ainda escancaram as portas para a corrupção.
Curioso é que a aprovação ocorreu com a conivência do Partido dos Trabalhadores (PT), o mesmo que, em 1998, aliado ao PDT, ingressou no Supremo com ação de inconstitucionalidade contra essa prática. Ação cuja tramitação está parada desde maio último.
O problema da saúde pública não é a estabilidade dos servidores estatutários nem a falta de recursos financeiros, mas a má gestão e a roubalheira. Na esfera federal, por exemplo, de janeiro de 2002 a junho de 2011 foram desviados do setor R$2,3 bilhões, considerando apenas o que foi comprovado pelo Tribunal de Contas da União. Em São Paulo, cm uma única OS descobriu-se que 300 milhões foram pelo ralo,
""O governo perdeu há tempos o controle das ONG’s, reconhece o economista, fundador c secretário-geral da organização não governamental Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco. Se a União não consegue fiscalizar os recursos públicos destinados às ONG’s, que dirá os estados e municípios, incluindo as similares OS’s?
Os deputados fluminenses instituíram uma verdadeira tone de Babel, pois a saúde terá trabalhadores sob vários regimes de contratação e salários disparatados. Misturar cooperativados, estatutários e celetistas, de OS's e fundações, não é melhor remédio, pelo contrário.E ainda há a questão orçamentária, pois as unidades administradas por OS's têm custo 50% superior às demais.
"Estão no vermelho 80% dos hospitais geridos por OS's, alerta com propriedade a deputada Janira Rocha, do Psol.

Folha Dirida

Um comentário:

  1. A Saúde é Direito do cidadão e dever do Estado.

    SERVIDOR PÚBLICO NÃO DAR LUCRO, É LUCRO PARA O POVO., PORÉM OS QUE GOSTAM DE 20% A 35% PARA LIBERAREM AS FATURAS DOS PRESTADORES DE SERVIÇO, ENTREGA A SAÚDE PARA AS OS.
    (COZINHA, LAVANDERIA, GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA, SETOR DE IMAGEM, SEGURANÇA EETC...).
    O PCCS, ESTES DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DAS OS, ESQUECERAM O PCCS DA SAÚDE. SENHORES DEPUTADO, PODEM ENGANAR O POVO POR UM TEMPO MAS, NÃO POR TODO O TEMPO E., SEUS FAMILIARES PODEM DEPENDER DA SAÚDE PÚBLICA E, CAIR NAS MÃOS DESTES MERCENÁRIOS NOS HOSPITAIS PÚBLICOS PRIVATIZADOS.

    ResponderExcluir