terça-feira, 30 de abril de 2013

VC REPÓRTER: em protesto, médicos fazem "sepultamento" de Padilha no Rio


O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed), o Conselho Regional de Medicina e a Federação Nacional dos Médicos organizaram um protesto na manhã desta segunda-feira, na Cinelândia, região central da capital fluminense. Entre diversas reivindicações, a categoria reclamou o baixo salário e as privatizações no setor da saúde.
Durante o protesto, os manifestantes “sepultaram” o ministro da Saúde Alexandre Padilha em um ato simbólico contra as atitudes do governo em relação ao projeto de saúde pública no País. Eles saíram da Cinelândia, em frente à Câmara dos Vereadores, e caminharam até o Núcleo do Ministério da Saúde, na rua México.
“Tentamos abrir canais de negociação com os ministérios da Saúde e Planejamento, mas a resposta não veio”, afirmou Jorge Darze, presidente do Sinmed. “Foi o enterro do projeto de saúde do Brasil”, completou.
Segundo Darze, além do ato contra os baixos salários e privatizações, os manifestantes protestaram também contra a falta de médicos no setor público. “Somos contra a atitude passiva do ministro em relação à quantidade de médicos aposentados. Nos últimos anos, muitos médicos se aposentaram e não houve reposição”, disse Darze. “Muitos setores ficaram comprometidos”, explicou o presidente.
O presidente do Sinmed disse também que há preocupação quanto à “importação” de médicos. “Não temos problemas com médicos estrangeiros desde que façam revalidação do diploma. Hoje em dia eles trabalham por três anos sem revalidar o diploma e só depois disso prestam concurso”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário