sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uma médica estrangeira utilizava-se do Google para tirar dúvidas e prescrever medicamentos para os pacientes.

saúde

Cremerj denuncia que médica estrangeira abusa do Google

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) flagrou, em fiscalização, diversas irregularidades no programa “Mais Médicos”, do Ministério da Saúde. A mais chocante delas aconteceu no dia 22 de janeiro, na Clínica da Família Mário Dias de Alencar, em Senador Camará, onde uma médica estrangeira utilizava-se do Google para tirar dúvidas e prescrever medicamentos para os pacientes. Segundo o Cremerj, a profissional de saúde não tinha conhecimentos de farmacologia brasileira e, por isso, recorreu constantemente à internet para pesquisas. Além isso, usava também um programa de tradução simultânea espanhol-português instalado em seu computador para se comunicar com os pacientes.

O Conselho constatou, ainda, problemas como a falta de orientação do Ministério da Saúde (MS) e de supervisão na hora do atendimento, conforme previstos em lei. Foram visitados também o Centro Municipal de Saúde Catiri e o Centro Municipal de Saúde Professor Edgard Magalhães Gomes, nos dias 17 e 29 de janeiro, respectivamente, onde foram encontradas diversas irregularidades.

Durante a visita, o Cremerj presenciou médicos estrangeiros realizando atendimentos e pedindo exames sem a supervisão de um médico brasileiro. Em outro caso, três médicos estrangeiros atuavam sem supervisão, pois a diretora técnica estava de férias. Com isso, colegas brasileiros que trabalham na unidade são questionados sobre dúvidas clínicas e constantemente solicitados a carimbar receitas controladas e prescritas pelos estrangeiros, apesar de não concordarem com esse ato. Sobre a presença do MS orientando os profissionais, segundo médicos do programa, eles estiveram na clínica uma única vez em novembro.

Em outra unidade, o Conselho verificou que médicos estrangeiros também atuavam sozinhos, pois a supervisão acontece somente duas vezes na semana pela diretora técnica. Já a preceptoria comparece à unidade apenas uma vez por mês. Segundo os estrangeiros, em caso de dúvidas, eles debatem entre si e nunca ouviram falar de outros meios para orientação, como teleconferência e grupos de e-mails – ferramentas que o MS diz usar e considera eficientes.



“Esse tipo de tratamento que a população está recebendo é inaceitável. Médicos do programa do MS estão atuando sem a preceptoria do ministério e sem a supervisão nos atendimentos, conforme exige a lei 12.871/13, que institui o Mais Médicos. Esse descumprimento da lei mostra a improvisação do governo com o programa e com a sociedade”, declara o presidente do Cremerj, Sidnei Ferreira.

2 comentários:

  1. Ainda bem que ela consulta o google. E quantos médicos que nem isso fazem e matam pacientes por não saberem medicar?! Façam um favor pra vcs mesmos. Trabalhem e venham para o interior do Brasil mostrar serviço.

    ResponderExcluir
  2. PAGUE QUE A GENTE VAI !!! VC DEVE SER IDIOTA IGUAL LULA E CIA !!! ESSES CUBANOS NÃO SÃO MÉDICOS!! MAL PREPARADOS OU NÃO PREPARADOS !!! SERVIRÃO APENAS PARA PROPAGANDA ENGANOSA DO PTRALHA !!

    ResponderExcluir