sábado, 17 de agosto de 2013

Defensoria Pública da União vai pedir prisão dos secretários municipal e estadual de Saúde do Rio

O defensor público da União, Daniel Macedo, disse nesta sexta-feira, em entrevista à Rádio Globo, que vai pedir a prisão do secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, do secretário estadual Sérgio Côrtes, e do diretor do Hospital Federal de Bonsucesso, Flávio Adolpho Silveira, por descuprimento de uma ordem judicial, que determinou a remoção dos pacientes da emergência para outras unidades no ano passado. Documentos do Ministério da Saúde mostram que, no primeiro semestre deste ano, o hospital pediu a transferência de 2011 pacientes. Mas só 182 foram de fato levados para outras unidades, o que representa 9% do total. Para o defensor, houve uma violação dos direitos humanos. 
— Para além da análise do pedido de prisão por descumprimento da ordem judicial dos secretários municipal e estadual, eu também vou solicitar a do gestor do hospital, que está vinculado ao Ministro da Saúde. O Ministro da Saúde tem ciência deste descaso. Esta é só a ponta do iceberg. Existe um desabastecimento de insumos e medicamentos generalizado nas seis unidades federais [do Estado do Rio]. Para você ter uma ideia, eu fiz uma vistoria no Hospital do Andaraí há duas semanas e pude verificar que o esgoto do vaso de cima [do andar de cima] cai ao lado do paciente da enfermaria. A população fluminense está agonizando. Se ninguém fizer nada, as pessoas vão morrer e vão a óbito de uma hora para outra. 
Durante vistoria realizada pela Defensoria nesta quinta-feira no Hospital Federal de Bonsucesso, foram encontrados pacientes amontoados em um contêiner que era para funcionar provisoriamente e já atende a populalção há dois anos. As obras, que eram para começar em fevereiro deste ano, estão paradas e, segundo o Ministério da Saúde, só serão retomadas no primeiro semestre do ano que vem. A Defensoria Pública vai pedir também a imposição de uma multa diária no valor de R$ 100 mil para União, estado e município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário