segunda-feira, 16 de julho de 2012

SinMed denuncia sequestro de pacientes no Iaserj


Durante toda a madrugada deste domingo (15/7), policiais do BOPE, acompanhados de médicos chefiados pela Dra. Valeria Moll, representante da Secretaria Estadual de Saúde, empreenderam o sequestro de pacientes internados no Hospital Central do Iaserj, numa ação jamais vista na história do nosso estado. Ignorando a resistência dos médicos e demais servidores no Iaserj, que permaneceram de plantão na unidade durante todo o final de semana, assim como a resolução do Conselho Estadual de Saúde, que determinou a suspensão da ação do governo contra o Iaserj, os pacientes começaram a ser transferidos para outras unidades, sem dar ciência aos seus familiares.
“Essa ocorrência, na calada da noite, é semelhante à ação dos ‘gorilas’ da Ditadura Militar, que invadiam as instituições de forma clandestina, sem identificação, para sequestrar pessoas que eram levadas para rumos desconhecidos”, denunciou o Presidente do SinMed, Dr. Jorge Darze. A invasão dos policiais militares às instalações do hospital e a transferência dos pacientes obedece ao projeto da Secretaria de Saúde, de desativação dessa importante instituição, construída com o dinheiro dos servidores públicos, e que será entregue ao Instituto Nacional do Câncer (INCA), para construção de um anexo.
Nesta ação, vários atos de ilegalidade foram praticados, entre eles:
  1. Os pacientes eram assistidos por médicos do Corpo Clínico do hospital, que não autorizaram as transferências. Os médicos chefiados pela Dra. Valéria Moll, sem credencial, agiram clandestinamente, como agentes do Estado, numa flagrante violação do Código de Ética Médica. O SinMed vai denunciar esses profissionais ao Cremerj pelos ilícitos éticos cometidos.
  2. Houve desrespeito à resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde na última 6ª feira (13/7), que após discussão pautada pelo presidente do SinMed, deliberou pela suspensão das medidas de desativação dos Iaserj e transferência dos seus pacientes, até a realização de nova reunião para discutir o assunto, já que não foi consultada pelo governo.
  3. Em visita à unidade, feita na manhã deste domingo, a direção do Sindicato dos Médicos constatou que um paciente em estado grave permanece internado no que restou do CTI de adultos. Os demais leitos foram desmontados com os seus monitores para impedir que novas internações sejam feitas. No Instituto de Infectologia São Sebastião, ainda permanecem internados oito pacientes graves, com diversas patologias infecciosas.
  4. A Dra. Gleyde Selma da Hora, advogada do SinMed, foi ao plantão judiciário na noite deste domingo para despachar mandado de segurança garantindo a manutenção da internação dos pacientes que lá permaneceram, para que não corram o risco de serem removidos de forma arbitrária. O sindicato vai ajuizar ações contra todo esse processo abusivo comandado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.
  5. Contrariando determinação da juíza que autorizou as transferências dos pacientes, os familiares não foram informados sobre o seu paradeiro. Muitos parentes que foram visitar os doentes internados no Iaserj registraram boletins de ocorrência na delegacia policial, solicitando providências para localizar os pacientes.
  6. O Dep. Jurídico do SinMed vai denunciar ao Ministério Público o descumprimento de outras determinações impostas pela juíza nesta ação, entre elas o prazo de divulgação das transferências e o plano de contingenciamento proposto pela magistrada.
SINDICATO DO MÉDICOS DO RIO DE JANEIRO

Um comentário:

  1. É uma vergonha esse nosso país,autoridades cometendo abuso de poder e ninguém consegue neutralizar essas barbaridades.

    ResponderExcluir